quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CASAS CONSTRUÍDAS EM INVASÕES SÃO PROBLEMAS PARA MANAUS

Crédito: Marivaldo Rolim


















 População carente continua construíndo casa em área de risco

 Por: Marivaldo Rolim

A cidade de Manaus cresceu  de  forma desordenada, sem infraestrutura e saneamento básico, principalmente os bairros que surgiram  por meio de invasões. O fator que contribuiu para invasão de terra foi o inchaço da população, devido  instalações de empresas para Distrito Industrial, dando expectativa com a promessa de trabalho e bom salário aos metalúrgicos. Com isso, despertou a migração de pessoas de outros estados e interior do Amazonas  para capital. Porém não tinham casa própria, foi que  os levou a construir casas em terras devolutas,  área de riscos e debaixo de torres de alta tensão. 
Neste período o déficit habitacional era gigantesco, na  época o Governo não conseguia atender a demanda, apesar de  terem entregues milhares de casas populares por meio  do órgão Superintendência Estadual de Habitação – SHAM, para  às famílias de baixa renda. Á medida que novas indústrias  do Sul, Sudeste chegavam ao Polo Industrial de Manaus – PIM, as  migrações não cessaram dos cidadãos que tinham como certo o futuro na Zona Franca de Manaus.
Também outro fator  que tem contribuído para as invasões é desestruturação familiar, por falta de planejamento familiar que permita os  cidadãos estudar, profissionalizar, controlar sua  própria reprodução no tocante a filhos  e ter uma qualidade de vida digna para sua família.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário